Claudio Infante: um dos principais músicos do Brasil

O baterista e percussionista Claudio Infante é um dos principais músicos do Brasil há muitos anos. Listado pela revista americana Modern Drummer como um dos bateristas mais completos de seu tempo, ele tem estado no auge de sua profissão durante uma carreira que se estende por mais de quatro décadas. Naquela época, tocou ao lado de alguns dos maiores nomes da indústria musical brasileira, gravando centenas de discos e realizando inúmeros shows ao vivo, tanto nacional quanto internacionalmente.

A revista norte-americana Zildjian Time, o classificou entre os 100 melhores bateristas do mundo em 2002, e sua vasta lista de créditos prova, sem sombra de dúvida, que ele tem um dos músicos brasileiros mais influentes de sua geração.

Nascido e criado no Rio de Janeiro, Brasil, começou a tocar bateria e percussão com apenas 7 anos de idade. Três anos depois e com apenas 10 anos, ingressou na banda Grupo Agora, ao lado dos músicos Zé Renato e Cláudio Nucci, percorrendo escolas pelo Brasil, América do Sul e Estados Unidos.

Aluno do colégio Colégio Rio de Janeiro, em Ipanema, ele fez parte de uma geração de alunos que viria a ajudar a moldar o futuro da música brasileira. Ex-membros da escola incluíam Lobão, Zé Renato, Lui Coimbra, Cláudio Nucci, Zé Luiz Oliveira, Mú e Dadi Carvalho da famosa banda “A Cor do Som” e o lendário cantor brasileiro Cazuza, que deixaram sua marca na indústria musical do país.

Enquanto crescia ouvindo bandas clássicas dos anos setenta, influenciado pelo baterista de Rock John Bonham e bateristas de Jazz como Art Blakey e Lenny White, Claudio dedicou tempo e esforço para aprender seu ofício. Famoso por sua técnica e precisão, ele estudou teoria musical no Instituto Villa Lobos de 1977 a 1978, teve aulas particulares com o baterista Bob Wyatt em 1983 e entre 1988 e 1992 frequentou workshops em Nova York pelos bateristas Tommy Campbell, Harvey Mason, John Riley e Kenwood Dennard.

A paixão pela percussão brasileira também o fez se tornar proficiente em instrumentos como o Berimbau, Pandeiro, Agogô e Zabumba, além de instrumentos orientais como Tabla, Derbak, Kartalas e Pandeiros Marroquinos.

Desde que entrou na banda do cantor brasileiro Alceu Valença com apenas 16 anos, Claudio Infante já fez centenas de shows, fazendo turnês com artistas como Ney Matogrosso, Marisa Monte, Simone, Rita Lee e Jorge Vercillo. Tocou ao lado da cantora Lulu Santos na primeira edição do festival de música Rock In Rio em 1985, mesmo ano em que assinou contrato com a Warner Records como integrante da banda Kid Abelha (foto abaixo).

Seu trabalho com o grupo o levou a embarcar em uma turnê internacional e a ganhar 3 discos de ouro certificados. Tocando em casa e no exterior, ele também fez turnê com Ed Motta entre 1992 e 1994 e tocou com Leo Gandelman em 1997. Internacionalmente, ele fez shows ao longo dos anos em Paris, Nova York, Miami e até mesmo se apresentou para o Rei do Marrocos em um evento especial de Ano Novo. Claudio se apresentou no prestigioso JVC Jazz Festival e participou de vários projetos diferentes com artistas internacionais, incluindo B.B. King, Billy Cobham, Trilok Gortu e Sheila E.

Em 1997, lançou pela Niterói Discos, com excelente repercussão Infante, o seu álbum de estreia como compositor. Lançado no formato físico o álbum teve inúmeras reprensagens.

Sua vasta lista de créditos como músico de estúdio é tão impressionante quanto a de seu trabalho ao vivo. Por mais de trinta anos ele continuou em alta demanda, gravando em uma série de álbuns mais vendidos com artistas lendários como Gilberto Gil, Djavan, Ivan Lins, Gal Costa, Jorge Benjor, Milton Nascimento, Emilio Santiago e Cazuza. Ele também apareceu em uma série de gravações de DVD, incluindo o grande sucesso “MTV Ao Vivo” com Rita Lee em 2005. Em 2005 lançou Tempo, seu segundo CD.

Nesses 40 anos de carreira, vem gravando e tocando em turnês ao lado de Rita Lee, BB KING, Djavan, Ed Motta, Alceu Valença, Marisa Monte, João Donato, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Kid Abelha, Marina, Toninho Horta, Emílo Santiago, Jorge Vercillo, Leo Gandelman, Rio Jazz Orchestra, Marcio Montarroyos, Taryn entre outros…

Claudio é o baterista de inúmeros sucessos da MPB podendo citar “Oceano” de Djavan, “Amor e Sexo” de Rita Lee, “Amanhã é 23” do Kid Abelha. Cláudio também produz o trabalho de Jazz & Blues ao lado da esposa, Taryn Szpilman. Ministra workshops e shows instrumentais por todo Brasil e exterior, e é patrocinado pelas maiores marcas mundiais de bateria e percussão no mundo ( PEARL+ ZILDJAN).

Citado em inúmeras vezes na biografia de Lobão, Claudio tem se mostrado definitivamente um artista importante na história e construção da MPB. É também citado por Rita Lee como o “Maior Baterista do Brasil” em seu DVD ao Vivo MTV (2004).

Fotos do arquivo pessoal do Claudio Infante.

Site Oficial:https://zildjian.com/claudio-infante.html

Home:http://www.claudioinfante.com.br/

Michael instrumentos Musicais:https://michael.com.br/site/artista/4/claudio-infante-jorge-vercillo

Baquetas C.Ibañez:https://www.cibanez.com.br/

Instagram -@claudioinfantemusic

Da Redação by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.