Talibã está trabalhando para melhorar a segurança no Afeganistão
Os Talibãs estão enfrentando o desafio de estabilizar a situação de segurança do Afeganistão em meio a uma série de ataques que se acredita terem sido realizados por uma afiliada local do grupo terrorista Daesh (Estado Islâmico).
A segunda-feira (15) marca três meses desde que o Talibã retomou o controle do Afeganistão. Após a tomada do poder, o grupo islâmico lançou um governo interino e iniciou outros movimentos para governar o país.
Mas com o governo Talibã ainda a ser reconhecido pela comunidade internacional, a economia do Afeganistão está em dificuldades terríveis, em parte porque seus ativos no exterior continuam congelados.
Neste contexto, o Afeganistão tem sofrido uma série de ataques mortais desde outubro, que se acredita terem sido lançados pela afiliada local do grupo terrorista Daesh. Os ataques incluem atentados suicidas a bomba nas mesquitas xiitas e um ataque a um hospital.
Os Talibãs estão trabalhando para melhorar a segurança, por exemplo, criando postos de controle perto das mesquitas na capital, Cabul. Suas forças param veículos e motocicletas para verificar as carteiras de motorista e busca em automóveis.
Os Talibãs também implantaram unidades de elite armadas com equipamento avançado em vários locais. Um comandante disse que as forças do Talibã permanecem em alerta 24 horas por dia e estão inteiramente prontas para enfrentar os terroristas do Daesh.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am