Sri Lanka assinará contrato de arrendamento de porto de contêineres com a China
O governo do Sri Lanka divulgou planos de contratar uma empresa chinesa para construir um porto de contêineres em Colombo.
Sri Lanka selou um pacto com o Japão e a Índia para desenvolver o Terminal de Contêineres Leste do Porto de Colombo em maio de 2019, mas efetivamente desfez o acordo em fevereiro, anunciando que o projeto será realizado exclusivamente pela ilha nação.
O governo anunciou nesta quarta-feira (24) a aprovação do gabinete para uma empresa chinesa que havia conquistado o direito de construir uma de suas principais infra-estruturas portuárias.
O desenvolvimento ocorre na medida em que a China continua a aumentar sua influência no Sri Lanka, que está atolada em uma crise econômica.
Em 2017, o Sri Lanka concordou em alugar seu porto do sul de Hambantota para a China por 99 anos, numa tentativa de amortizar uma dívida sobre o custo de construção.
Os críticos consideram o acordo um caso clássico de aliciamento de dívidas.
Os Estados Unidos, Japão e outras nações consideram o Sri Lanka como um importante centro estratégico para uma região Indo-Pacífico livre e aberta, ligando o Oriente Médio e a Ásia.
Enquanto isso, espera-se que o estado insular desempenhe um papel fundamental na iniciativa “Belt and Road” da China.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















