Pedras-pome encontradas em ilha das Filipínas
Cientistas nas Filipinas informam ter encontrado o que parecem ser pedras-pome de um vulcão submarino japonês em terra, em uma ilha do norte do país.
O vulcão Fukutoku Okanoba, próximo à cadeia de ilhas Ogasawara no Oceano Pacífico, entrou em erupção em agosto.
O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia informa que muitas pedras-pome foram encontradas ao longo da costa da Ilha Batan, na província de Batanes, ao norte de Taiwan, até o início desta semana.
O instituto diz que não sabe exatamente a que distância as pedras-pome estão sendo encontradas em terra, nem seu número.
As filmagens feitas por um funcionário do governo local mostram pedras-pome cinza escura espalhadas a cerca de dezenas de metros ao longo da costa.
O instituto acredita que as pedras-pome foram levadas do vulcão submarino por correntes oceânicas para as Filipinas, e está conduzindo uma análise.
Os cientistas estão alertando os navios próximos à área onde uma grande quantidade da pedra-pome está flutuando, dizendo que as rochas podem causar danos aos cascos e motores dos navios.
Um pesquisador japonês sugeriu que é altamente provável que as pedras-pome encontradas na Ilha Batan das Filipinas tenham vindo do vulcão submarino japonês.
Miyama Toru, da Agência de Ciência e Tecnologia da Terra e do Mar do Japão, publicou, em 28 de outubro, uma simulação que analisa os movimentos das pedras-pome.
A simulação sugeria que a pedra-pomes chegariam às águas no norte das Filipinas por volta de 20 de novembro.
Miyama diz que há uma corrente semelhante a um vórtice que viaja das águas ao redor da Prefeitura de Okinawa, sudoeste do Japão, passa a leste de Taiwan e desce para o sul em direção às Filipinas. Ele diz que as pedras-pome, provavelmente, foram levada por esta corrente.
Ele diz que mais pedras-pome podem chegar às Filipinas à medida que permanecem nas águas ao redor de Okinawa.
Miyama também observou que existe a possibilidade de que as pedras-pomes que estão flutuando ao redor das Filipinas possam derivar para a região de Kyushu no sudoeste do Japão em cerca de um mês, se elas forem levadas por uma corrente em direção ao Japão.
- Preço alto faz mercado japonês reduzir compra de arroz novo - 18 de outubro de 2025 12:42 am
- Chiquinha Gonzaga inspira em edição especial do programa O Sul em Cima 31/2025 na Rádio Shiga - 18 de outubro de 2025 12:34 am
- Japão prende líder de grupo de golpes baseado no Camboja - 18 de outubro de 2025 12:26 am