Japão adota pacote econômico de 55 trilhões de ienes
O Gabinete do Japão aprovou um pacote econômico para ajudar os afetados pela pandemia do coronavírus chinês e revitalizar a economia do país. O gasto público de cerca de 480 bilhões de dólares é o maior de todos os tempos.
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, disse: “Vamos implementar estas medidas econômicas rapidamente para reconstruir a economia prejudicada pela pandemia do vírus chinês. Promoveremos a retomada das atividades socioeconômicas e colocaremos a economia em uma trajetória de crescimento o mais rápido possível”.
A prioridade máxima é lidar com o coronavírus chinês. O governo pretende reforçar o sistema médico para que possa lidar com uma situação em que o vírus chinês seja duas vezes mais infeccioso.
O apoio às famílias inclui uma parcela única no valor de cerca de 900 dólares para aqueles com 18 anos ou menos. As empresas cujas vendas caíram por causa da pandemia também poderão receber ajuda financeira.
Os atacadistas de petróleo receberão subsídios para compensar o alto custo do petróleo bruto. A medida visa evitar que o preço do gás e de outros produtos petrolíferos subam.
A indústria do turismo também está novamente na fila para receber subsídios.
O Ministro da Terra, Infra-estrutura, Transportes e Turismo Saito Tetsuo disse que espera retomar a campanha nacional de viagens “Go-To” depois de estudar a situação da infecção durante os feriados do Ano Novo.
Outras medidas têm como objetivo garantir o crescimento econômico e a segurança. Um fundo de 88 bilhões de dólares será criado para elevar o nível da pesquisa nas faculdades e universidades.
Outro apoiará a produção nacional de semicondutores.
Enquanto isso, o número de novas infecções permanece baixo no Japão. As autoridades confirmaram 159 casos na sexta-feira (19). Nenhuma morte foi relatada.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am