EUA convidam Taiwan para a cúpula da democracia
Os Estados Unidos convidaram Taiwan para sua primeira cúpula democrática no próximo mês. A China se opõe ao convite.
O governo dos EUA divulgou na terça-feira (23) uma lista de cerca de 110 países e regiões que participarão da Cúpula para a Democracia a ser realizada on-line nos dias 9 e 10 de dezembro.
O governo informa que os três temas-chave da reunião são a defesa contra o autoritarismo, o combate à corrupção e a promoção do respeito aos direitos humanos.
Taiwan está convidado, juntamente com o Japão, países europeus e outras democracias. Mas a lista não inclui a China e a Rússia, que os EUA vêem como estados autoritários. A administração do Presidente Joe Biden disse que as relações com a China são uma batalha entre a democracia e a autocracia.
Observadores dizem que os EUA querem combater a China, reforçando a cooperação com seus aliados e nações amigas que valorizam a democracia.
Enquanto isso, a porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan da China, Zhu Fenglian, disse em uma conferência de imprensa na quarta-feira que a China se opõe firmemente a qualquer interação oficial entre os EUA e Taiwan. Ela também disse que a China insta os EUA a honrar o princípio de uma só China e tratar adequadamente de questões relacionadas a Taiwan.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am