Diplomatas temem o colapso no Afeganistão
O Ministro das Relações Exteriores do Paquistão advertiu, nesta quinta-feira (11) que o Afeganistão está “à beira do colapso econômico”. Shah Mahmood Qureshi recebeu os enviados dos EUA, China e Rússia, um grupo conhecido como a Troika Plus.
Os delegados se reuniram em Islamabad. Foi a primeira reunião deles desde que o Talibã retomou o controle, há três meses. Qureshi disse que eles têm um interesse comum na paz e estabilidade e uma responsabilidade compartilhada.
Qureshi disse que ninguém quer ver reincidência na guerra civil. Ele disse que todos querem que os elementos terroristas dentro do Afeganistão sejam enfrentados de forma eficaz.
Os líderes estrangeiros congelaram os ativos afegãos em contas no exterior e impuseram restrições ao sistema bancário. Os delegados prometeram que iriam tentar aliviar a pressão sobre esse sistema.
Qureshi reuniu-se com o Ministro das Relações Exteriores em exercício Amir Khan Muttaqi para discutir o fluxo de ajuda humanitária. Autoridades nos EUA e em outros países cancelaram bilhões de dólares em assistência quando o Talibã tomou o poder.
Mais da metade da população está enfrentando uma grande escassez de alimentos à medida que o inverno se aproxima.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















