Situação em Myanmar está cada vez mais grave diz enviada da ONU
A enviada especial da ONU para Myanmar exortou a comunidade internacional a tomar medidas concretas para resolver a situação de deterioração do país.
Christine Schraner Burgener falou nesta sexta-feira (22) em uma reunião virtual do Terceiro Comitê da Assembléia Geral da ONU, que trata de questões de direitos humanos.
Ela disse que a repressão militar contra os cidadãos continua desde o golpe de fevereiro, e o número de pessoas necessitadas de assistência humanitária triplicou para 3 milhões.
Schraner Burgener disse que as baixas estão aumentando à medida que a violência se intensifica após os apelos das forças pró-democracia, no mês passado, por uma revolta contra o governo militar.
Ela disse: “A situação é cada vez mais terrível e o otimismo para qualquer resolução rápida está diminuindo”.
A enviada acrescentou que o resultado mais provável da trajetória atual é um conflito prolongado, um colapso econômico contínuo e uma situação de direitos humanos cada vez mais grave.
A Associação das Nações do Sudeste Asiático está procurando mediar entre os militares e grupos pró-democracia de Myanmar. Mas os esforços pararam.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am