Praias cobertas com pedras-pomes em Okinawa
Grandes quantidades de pedras-pomes, aparentemente provenientes da erupção de um vulcão submarino, se espalharam por ilhas no sudoeste do Japão, transformando praias arenosas em montes de escombros cinza.
As pedras-pomes começaram a aparecer no início deste mês ao longo das costas das ilhas na Prefeitura de Okinawa e na região Amami da Prefeitura de Kagoshima.
A erupção ocorreu em agosto ao largo da cadeia de ilhas de Ogasawara, no Pacífico.
Uma quantidade enorme de pedras começou a ser levada à costa, na vila de Nakijin, no norte da ilha principal de Okinawa, no domingo passado.
Uma praia de areia branca com cerca de um quilômetro de comprimento, administrada por um hotel resort local, está agora coberta de pedras cinzas. E as pedras que flutuam ao largo da costa também representam um problema para as pessoas que desejam desfrutar das atividades marítimas.
O hotel está sendo inundado com cancelamentos de escolas dentro de Okinawa, que haviam planejado excursões para seus alunos após o levantamento de um estado de emergência do coronavírus chinês.
Os funcionários do hotel estão trabalhando para limpar a praia, mas não conseguem acompanhar o ritmo à medida que mais pedras são lavadas em terra.
O gerente do hotel Miyagi Yasushi diz que as principais atrações da área são a praia de areia branca e o mar azul. Ele diz que os visitantes estão obviamente desapontados com a situação atual. Ele está pedindo ajuda às autoridades locais.
Imagens de um helicóptero da NHK revelam a praia popular da vizinha ilha de Kourijima, onde um par de rochas em forma de coração atrai turistas, também é totalmente coberta com pedras-pomes.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am