Países em desenvolvimento se endividam cada vez mais com a China
A quantidade de dinheiro que os países em desenvolvimento devem à China mais do que triplicou nos últimos 10 anos, aprofundando as preocupações sobre uma chamada “armadilha da dívida”.
O Banco Mundial publicou nesta segunda-feira (11) suas últimas estatísticas sobre a dívida internacional. Elas mostram que a quantia combinada devida pelos países de baixa e média renda à China era de 170 bilhões de dólares no final do ano passado, mais de três vezes desde 2011.
Grande parte do dinheiro foi destinado a projetos de infraestrutura e mineração.
O Banco Mundial informa que nações da África Subsaariana, como Angola, representam 45%.
O Sul da Ásia também é um grande tomador de empréstimos. O Banco Mundial disse que a China é agora o maior credor bilateral das Maldivas, Paquistão e Sri Lanka.
A China tem oferecido empréstimos para promover sua iniciativa “Belt and Road”. Mas isso alimenta as preocupações de que os mutuários terão dificuldades com o pagamento, e cairão sob a influência de Pequim.
O presidente dos EUA Joe Biden assumiu a liderança para contrabalançar os movimentos de Pequim em uma recente cúpula do G-7. Ele apresentou um novo plano de infra-estrutura para as nações em desenvolvimento.
A competição entre a China e os EUA também é suscetível de aquecer por causa do apoio ao desenvolvimento.
- Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto - 7 de agosto de 2025 8:47 am
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am