Navios de guerra da China e da Rússia passam pelo Estreito de Osumi
Oficiais de defesa no Japão informam que os navios das marinhas da China e da Rússia passaram, conjuntamente, pelo Estreito de Osumi ao largo da prefeitura de Kagoshima, no sudoeste do Japão.
É a primeira vez que o Ministério da Defesa do Japão confirma que navios de guerra chineses e russos atravessam, simultaneamente, o Estreito.
Na última segunda-feira, um total de 10 navios chineses e russos passaram pelo Estreito de Tsugaru, localizado entre a ilha principal do Japão, Honshu e Hokkaido, no norte do Japão, e navegaram até o Oceano Pacífico. Os navios navegaram então para o sul.
O ministério declara que na sexta-feira (22), os navios foram avistados ao sul da Prefeitura de Kochi, sul do Japão. Eles navegaram para o oeste no Pacífico, antes de passar pelo Estreito de Osumi e entrar no Mar da China Oriental.
O Estreito de Osumi é uma hidrovia internacional onde navios estrangeiros, incluindo navios de guerra, são autorizados a navegar, assim como o Estreito de Tsugaru.
Na manhã deste sábado (23), o ministério confirmou que um helicóptero decolou do destróier de mísseis de última geração da marinha chinesa Renhai-Class, cruzando a Prefeitura de Nagasaki, sudoeste do Japão.
Caças da Força Aérea de Auto-Defesa do Japão foram enviados para interceptá-lo, o helicóptero pousou no navio sem violar o espaço aéreo do Japão.
O ministério continuará seus esforços de patrulhamento e monitoramento ao ver a recente série de ações das marinhas chinesas e russas como movimentos incomuns.
- Ouro atinge valor recorde no Japão com tensão geopolítica - 30 de setembro de 2025 9:13 am
- Congresso Internacional de Astronáutica reúne líderes em Sydney - 30 de setembro de 2025 9:07 am
- Ishiba se reúne com presidente sul-coreano em Busan - 30 de setembro de 2025 9:03 am