Duas em cada três pessoas sentem fadiga após a 1ª dose da vacina AstraZeneca
Pesquisadores japoneses descobriram que duas em cada três pessoas sentiram cansaço após sua primeira dose da vacina contra o coronavírus chinês AstraZeneca.
Uma equipe de pesquisa do Ministério da Saúde analisou os sintomas de 179 pessoas que receberam sua primeira dose em oito instituições médicas em todo o país desde agosto.
66% sentiram fadiga, 51% tiveram dores de cabeça e 47% desenvolveram uma febre de 37,5 graus Celsius ou superior.
Os sintomas ocorreram principalmente um ou dois dias após a aplicação e foram mais comuns entre os jovens.
Esta é a primeira vez que o governo libera sua pesquisa sobre os efeitos colaterais da vacina AstraZeneca.
O professor Ito Suminobu, da Faculdade de Medicina da Universidade de Juntendo, chefia a equipe de pesquisa.
Ito afirma que dados de ensaios clínicos mostraram que os receptores da vacina AstraZeneca experimentaram mais provavelmente efeitos colaterais após sua primeira dose, enquanto os receptores de outras vacinas desenvolveram sintomas mais frequentemente após a segunda dose.
O professor disse que sua equipe continuará a estudar os efeitos colaterais.
O Ministério da Saúde informa que 28.997 pessoas no Japão haviam recebido a vacina AstraZeneca até 12 de setembro, e que nenhuma morte havia sido relatada.
1.190 pessoas haviam sido confirmadas mortas após receberem as vacinas Pfizer-BioNTech ou Moderna.
O ministério disse que o número por milhão de pessoas foi 17,2 para a vacina Pfizer-BioNTech e 2,4 para a vacina Moderna.
As autoridades dizem que não foi estabelecido nenhum nexo causal com a inoculação em nenhum desses casos.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am