Afegãos enfrentam crise alimentar após a tomada do poder pelo Talibã
As pessoas no Afeganistão estão lutando para garantir alimentos suficientes em meio à confusão econômica desde que o Talibã assumiu o controle do país em agosto.
A situação econômica do país se deteriorou drasticamente com o congelamento dos bens do governo afegão no exterior, resultando em uma escassez de dinheiro. Muitos trabalhadores não foram pagos ou perderam seus empregos.
A escassez de alimentos no país se agravou devido à seca deste ano. A ajuda humanitária também parou enquanto os países esperam para ver como o Talibã governa o país após tomar o poder mais uma vez.
O Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas estima que 95% dos afegãos não estão recebendo alimentos suficientes para consumir diariamente, contra 80% antes de o Talibã tomar o poder.
Também diz que cerca da metade das crianças afegãs com menos de cinco anos deverão sofrer de desnutrição aguda até o final deste ano, e que até um milhão de crianças poderão morrer.
O PMA diz que falta cerca de 100 milhões de dólares para fornecer ajuda humanitária até o final do ano. Ele está pedindo à comunidade internacional que forneça apoio de emergência.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















