Primeiro Festival Internacional de MPB da BMF nos EUA
O Primeiro Festival Internacional de MPB (Música Popular Brasileira) apresentado pela Brazilian Music Foundation (BMF), intitulado “Bossa Nova & Além”, aconteceu nos dias 18 e 19 se setembro em versão online. O Festival contou com a participação de músicos profissionais de diferentes partes do mundo, em uma seleção de mais de 20 compositores brasileiros, e mais de 40 sucessos da Bossa Nova à MPB.
Entre os participantes estão a cantora e compositora mirassolense Regina Benedetti (foto acima), Joyce Cândido, Roberto Menescal, um dos fundadores do movimento da Bossa Nova, Paula Santoro e Juarez Moreira, Graça Cunha, Matheus Braga, Analu Sampaio, Karine Aguiar, Alexia Bomtempo, Vanessa Reis, Bruna Caram, Camila Titinger, Angélica De La Riva, Jackie Ribas, Lucila Novaes, Marcello Linhos & Armorial, Carlos Dias, Mayra Campiteli, Maria Alvim, Amanda Maria, Vanessa Falabella e Tony Gordon (vencedor do The Voice) da TV Globo entre outros. As diretoras do festival são: Madalena Sousa (foto abaixo) e a Cantora e Compositora Vanessa Falabella.
A ideia do Festival criado por Madalena Sousa (foto acima), fundadora e presidente da Brazilian Music Foundation, (BMF), localizada na cidade de Nova Iorque, é divulgar a Música Popular Brasileira no mundo. O título “Bossa Nova & Beyond” alude às mudanças na Música Brasileira de Bossa Nova para MPB (uma nova forma de tocar e interpretar a Música Pop Brasileira). O Festival realizado online estará recebendo doações para beneficiar a Associação Arebeldia Cultural, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2015 em Alto Vera Cruz, Belo Horizonte, Minas Gerais.
O projeto estará lançando em setembro a primeira Orquestra Juvenil de Minas Gerais com 42 integrantes das comunidades da região. A Osc Arebeldia Cultural tem como objetivo incentivar a capacitação por meio da educação e da qualificação profissional de jovens da periferia de Belo Horizonte; por meio da arte, gerar oportunidades de acesso, socialização e profissionalização, canalizando a rebelião de adolescentes e jovens para o desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.
A MPB é um gênero musical que surgiu no Brasil em meados da década de 1960, na cidade do Rio de Janeiro com a segunda geração da bossa nova. É uma tendência da música popular urbana pós-bossa nova que revisita estilos tipicamente brasileiros como o samba, samba-canção, baião e outras músicas regionais brasileiras. Festivais de música brasileira, realizados anualmente de 1965 a 1969, transmitidos pela televisão, expunham e divulgavam artistas desse novo gênero. Artistas como Elis Regina, Elizete Cardoso, Chico Buarque, Jorge Ben Jor, entre outros, participaram desses festivais.
Serão dois programas diferentes e se você não conseguiu assistir ao streaming nos dias 18 e 19 de setembro, ainda pode assistir através do canal no Youtube. A doação pode ser feita por mais duas semanas para este projeto. O programa de doações faz parte do projeto “The Future of Our Children” (O Futuro de Nossas Crianças) criado por Madalena Sousa, é direcionado a ajudar organizações que retiram as crianças das ruas, oferecendo assistência social e ensinando a elas a arte, entre elas a música.BENEFICIAR CONCERTO PARA:
Programa “O Futuro de Nossas Crianças”
A Fundação da Música Brasileira é uma organização sem fins lucrativos 501 (c) (3),
doações nos EUA são dedutíveis de impostos.
Doações nos EUA: https://www.paypal.com/donate/?hosted…
Doações no Brasil: Associação Arebeldia Cultural Banco Itaú Agência : 0781 C/c : 02665-3
Site para maiores informações: https://bmf-usa.org/first-mpb-festival-2021/
Facebook:https://www.facebook.com/Brazilian-Music-Foundation-396226653799963/
Da Redação by Cleo Oshiro
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am