Países iniciam conversações diretas com o Talibã
Um punhado de países admitiu estar em conversações com o Talibã para evacuar com segurança o restante de seu pessoal do Afeganistão.
Ao lado dos estrangeiros que ainda estão presos no país estão muitos afegãos que querem sair após trabalhar para o governo deposto ou em projetos internacionais.
O embaixador da Índia no Qatar reuniu-se com um representante do Talibã em Doha na terça-feira (31). O Ministério das Relações Exteriores indiano disse que a reunião foi marcada após um pedido do lado do Talibã.
Suas discussões se concentraram na “segurança, proteção e o retorno antecipado dos cidadãos indianos que ficaram retidos no Afeganistão”, bem como, “a viagem dos cidadãos afegãos” que desejam visitar a Índia.
A Índia também levantou preocupações de que “o solo do Afeganistão não deveria ser usado para atividades anti-indígenas e terrorismo de nenhuma maneira”. O representante do Talibã disse que estas questões seriam abordadas de forma positiva.
Esta é a primeira vez que a Índia reconhece, publicamente, tal reunião desde que o Talibã voltou ao poder.
Enquanto isso, o governo britânico disse na terça-feira (31) que mandou o enviado especial do primeiro-ministro ao Qatar para se encontrar com o Talibã.
O grupo tem o controle total do aeroporto de Cabul, desde que as tropas americanas completaram sua retirada.
O ministro das relações exteriores do Qatar, que construiu laços com o Talibã, disse que seu país continuará as conversações para apoiar as operações aeroportuárias.
Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani disse: “Sentimos que a questão da reabertura do aeroporto é uma das mais importantes para o Afeganistão, a fim de alcançar uma coisa que o Talibã havia prometido anteriormente, que é a liberdade de movimento”.
O Talibã disse que quer ver os vôos comerciais retomarem, embora isso pareça ser atualmente uma perspectiva distante.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















