O Japão começa a imprimir novas cédulas
O Japão começou a imprimir novas cédulas de 10.000 ienes que deverão entrar em circulação na primeira metade do ano fiscal de 2024.
Uma cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (1) em uma fábrica do National Printing Bureau em Tóquio para comemorar o início da impressão. O Ministro da Fazenda, Aso Taro, participou.
A nova cédula apresenta Shibusawa Eiichi, um famoso industrial no Japão moderno. Ele é conhecido como o “pai do capitalismo japonês”. O reverso apresenta o edifício da Estação de Tóquio.
A cédula é a primeira a incorporar um novo tipo de holograma para dificultar a falsificação. A cédula também apresenta novos padrões de marcas d’água de alta definição.
Tem uma espessura irregular para ajudar as pessoas com deficiência visual a identificá-la pelo toque. A figura 10.000 é impressa em uma fonte grande para facilitar a leitura.
Aso disse que a nota é apropriada para a época, pois incorpora tecnologias de última geração para evitar falsificações e seu design facilita o uso por todos.
O Ministério das Finanças disse que a impressão de novas notas de 1.000 e 5.000 ienes começará por volta do outono deste ano.
Espera-se que elas entrem em circulação na primeira metade do ano fiscal de 2024 após a conclusão das modificações nos caixas eletrônicos e outras máquinas.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am