Governo japonês poderá estender o Estado de Emergência
O governo japonês deverá decida se estenderá ou não o estado de emergência do coronavírus chinês com base no progresso da vacinação e na situação dos serviços de saúde.
Tóquio, Osaka e outras 19 prefeituras estão sob estado de emergência até 12 de setembro. Doze outras prefeituras estão sob medidas de quase-emergência até a mesma data.
O número de novos casos de coronavírus chinês no país vem diminuindo recentemente. Mas o número de casos graves permanece elevado.
Há uma opinião dentro do governo de que o estado de emergência deve ser estendido nos centros urbanos, incluindo a área da grande Tóquio.
O governo está prestando atenção a fatores como o progresso em seu programa de vacinação, o estado do sistema de saúde e o número de pacientes com coronavírus chinês que permanecem em casa enquanto aguardam para serem hospitalizados.
O primeiro ministro, Suga Yoshihide, deve se encontrar com seus ministros de gabinete nesta terça-feira (7), incluindo Nishimura Yasutoshi, que é responsável pela resposta do governo ao coronavírus chinês. O governo planeja tomar uma decisão sobre as medidas de emergência no final desta semana, após consultar especialistas.
O governo delineou um esboço de diretrizes básicas para o uso proposto dos certificados de vacinação e dos chamados passaportes vacinais. O esboço afirma que ambos deveriam ser amplamente utilizados para serviços prestados por empresas privadas.
A minuta também declara que é altamente provável que demitir funcionários não vacinados ou exortá-los a demitir-se será considerado injustificável e discriminatório.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am