Fragata britânica navega pelo Estreito de Taiwan
O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha revelou que uma de suas fragatas navegou através do Estreito de Taiwan.
O HMS Richmond faz parte do grupo de ataque do Reino Unido, liderado pelo porta-aviões HMS Queen Elizabeth.
O grupo realizou exercícios na região do Indo-Pacífico com países incluindo o Japão e os Estados Unidos. O porta-aviões está, atualmente, navegando em águas próximas a Guam.
Conversando com a NHK na segunda-feira (27), um porta-voz do Ministério da Defesa britânico confirmou a passagem do HMS Richmond pelo Estreito de Taiwan.
O porta-voz disse que a Marinha Real opera de acordo com as leis internacionais onde quer que ela opere. O oficial disse que o esforço representa o compromisso do país com a segurança na região Indo-Pacífico.
Esta foi a primeira passagem de um navio britânico pelo Estreito de Taiwan desde 2019. Os navios da Marinha dos EUA passam regularmente pelo Estreito.
O Ministério da Defesa disse que o HMS Richmond recentemente conduziu operações no Mar da China Oriental para apoiar a aplicação das sanções da ONU contra a Coréia do Norte.
Um porta-voz do Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação do Povo Chinês, na segunda-feira, criticou a passagem da fragata britânica como uma “demonstração sem sentido de presença”.
O porta-voz disse que o movimento do Reino Unido mina a paz e a estabilidade através do Estreito de Taiwan e expõe sua “mentalidade oportunista”.
O porta-voz acrescentou que a China iria combater com determinação todas as ameaças e provocações.
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am
- Enchentes-relâmpago matam mais de 40 na Caxemira indiana - 16 de agosto de 2025 1:34 am
- Simulação de caça a ursos é realizada em Sapporo - 16 de agosto de 2025 1:27 am