Corrida apertada nas eleições parlamentares alemãs
As emissoras públicas alemãs projetam que a eleição parlamentar é uma disputa acirrada entre o Partido Social Democrata, de centro-esquerda, e a coalizão de centro-direita da chanceler Angela Merkel. As votações terminaram às 18h de domingo (26) hora local.
A ZDF afirma que suas pesquisas de boca de urna mostram que os social-democratas ganharão 26% dos votos, enquanto a coalizão da União Democrática Cristã e da União Social Cristã receberá 24%.
A ZDF também prevê que os Verdes ambientalistas assegurarão 14,5%, o Partido Democrata Livre de centro-direita receberá 12%, o partido de direita, alternativa anti-imigração para a Alemanha adquirirá 10%, e o partido de esquerda, que tem origem no partido governista da antiga Alemanha Oriental, terá 5%.
Outra emissora pública ARD informa que a social-democracia e a coalizão de Merkel estão empatadas em 25%.
A eleição tem despertado grande interesse dentro e fora da Alemanha, pois decidirá quem sucederá a Merkel como chanceler. Merkel tem liderado o país por 16 anos no cargo, demonstrando sua poderosa liderança tanto no cenário nacional como internacional.
A contagem dos votos continuará durante toda a noite. Mas não se espera que nenhum partido individual ganhe a maioria dos assentos por conta própria, o que levanta a necessidade de conversações para formar um governo de coalizão.
- Funcionário do governo dos EUA é impedido de sair da China - 23 de julho de 2025 4:18 am
- Coreia do Norte inicia construção de terceiro destróier - 23 de julho de 2025 4:04 am
- Tailândia acusa Camboja por minas terrestres em área de fronteira - 23 de julho de 2025 3:59 am