Conselho de Segurança da ONU pressionará o Taliban sobre os direitos da mulher
Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas discutiram sobre o governo interino do Talibã no Afeganistão.
Eles concordaram em exortar o Talibã a defender os direitos das mulheres, mas aparentemente estavam divididos sobre se deveriam fornecer ajuda financeira.
A reunião aconteceu na quarta-feira (22), em Nova Iorque. O Secretário de Estado norte-americano Antony Blinken, a Ministra das Relações Exteriores britânica Liz Truss, o Ministro das Relações Exteriores francês Jean-Yves Le Drian e o Ministro das Relações Exteriores russo Sergey Lavrov participaram pessoalmente. O Ministro das Relações Exteriores chinês Wang Yi participou online.
O Secretário Geral da ONU, Antonio Guterres, também esteve presente.
Um alto funcionário do Departamento de Estado americano disse que concordou em instar o Talibã a garantir que o Afeganistão não se torne um centro para o terrorismo.
Os ativos estrangeiros pertencentes ao governo afegão foram congelados desde que o Talibã tomou o poder no mês passado. As potências ocidentais do CSNU são cautelosas em levantar a medida, mas a China e a Rússia dizem que ela deve ser levantada imediatamente para fornecer ajuda humanitária.
O alto funcionário americano disse que não há ativos do governo afegão na China, tornando fácil para Pequim reivindicar que a medida deveria ser levantada.
O funcionário disse que seu país acredita que o Talibã deve primeiro cumprir com suas promessas.
- Onda de calor atinge grande parte do Japão com força recorde - 20 de junho de 2025 12:32 am
- Trump diz que ainda não decidiu resposta a crise com Irã - 20 de junho de 2025 12:28 am
- Manual russo revela uso de artilharia da Coreia do Norte na guerra - 20 de junho de 2025 12:22 am