Suga demonstra disposição para ajuda humanitária no Afeganistão
O primeiro-ministro japonês Suga Yoshihide enfatizou que o Japão está disposto a contribuir para a ajuda humanitária ao Afeganistão.
Suga discutiu a situação afegã com outros líderes do Grupo dos Sete em uma reunião on-line que ocorreu entre o final da noite de terça-feira (24) e o início da manhã de quarta-feira (25), horário do Japão.
Ele observou a crescente necessidade de fornecer assistência aos países vizinhos que estão aceitando refugiados afegãos, bem como pessoas deslocadas internamente no Afeganistão.
Ele também indicou que a comunidade internacional precisa instar o Talibã a garantir a segurança e a liberdade dos trabalhadores humanitários.
Suga disse à reunião que o Talibã está fazendo observações que se acredita serem destinadas a aliviar as preocupações internacionais sobre seu governo.
Mas ele apontou a necessidade de monitorar o comportamento do Talibã, incluindo se eles irão cooperar no processo de evacuação, respeitar os direitos humanos, inclusive os direitos das mulheres, e não transformar o país, novamente, em um centro de terror.
O primeiro ministro indicou que o Japão pretende desempenhar um papel na construção de uma ampla estrutura de cooperação antiterrorista.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am