O mundo deve vigiar o Talibã diz General reformado dos EUA
O general americano reformado, David Petraeus, disse à NHK que a comunidade internacional deve trabalhar em conjunto para evitar que o Afeganistão se torne um paraíso para os terroristas sob o domínio do Talibã.
Petraeus liderou os EUA e as forças de coalizão no Afeganistão por um ano, a partir de 2010. Ele enfatiza a necessidade de vigiar de perto o Talibã e também de cuidar do ressurgimento de grupos terroristas, tais como a Al-Qaeda e afiliadas do Estado islâmico.
O Talibã retomou rapidamente o controle do Afeganistão em meio à retirada total dos militares norte-americanos do país. Patraeus adverte que a estabilidade será mais difícil de ser alcançada agora.
Ele disse: “Temos que nos manter concentrados. Mas vamos ter em mente que isto será muito mais difícil sem as bases que tivemos em solo afegão no passado. Uma infra-estrutura enorme e muito, muito eficas que construímos ao longo de 20 anos”.
Petraeus disse que os países em todo o mundo devem trabalhar juntos nos campos da assistência econômica, compartilhamento de inteligência, diplomacia e ação militar.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















