O Japão pretende evitar a perda de tecnologia de terras raras
O Japão está planejando intensificar a regulamentação de investimentos estrangeiros em empresas nacionais envolvidas no desenvolvimento de terras raras e outros recursos escassos. A medida é parte de um esforço para evitar que tecnologias chave para a segurança nacional vazem para fora do país.
Terras raras podem ser encontradas em uma ampla gama de produtos de alta tecnologia. As empresas japonesas possuem tecnologias avançadas em campos relacionados.
O governo decidiu exigir que essas empresas apresentem notificação prévia antes de receberem financiamento externo.
A regulamentação se enquadra na lei cambial. Atualmente, aplica-se a 14 campos, incluindo energia nuclear, aviação e energia elétrica.
As autoridades estão expandindo a lista para abranger empresas que lidam com terras raras. Estas incluem fabricantes de equipamentos de mineração e navios de pesquisa, assim como fabricantes de dispositivos analíticos e software.
As terras raras são utilizadas em veículos elétricos, turbinas eólicas, smartphones e fibra ótica. Estes produtos são a chave para alcançar uma sociedade mais digitalizada com uma emissão de carbono menor.
Os analistas estão prevendo que um aumento na demanda por terras raras continuará no futuro.
O governo planeja começar a aplicar a regulamentação expandida já em novembro.
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am
- Empresário dos EUA apoia pesquisa japonesa contra o câncer - 16 de outubro de 2025 6:09 am
- Dados de políticos australianos vazam na internet - 16 de outubro de 2025 5:57 am