Japão e Egito compartilham preocupações sobre o Afeganistão
Os ministros das Relações Exteriores do Japão e do Egito concordaram em trabalhar conjuntamente em um esforço para restaurar a segurança e a ordem pública no Afeganistão.
O japonês, Motegi Toshimitsu, chegou ao Egito na primeira parada de sua excursão ao Oriente Médio. Ele se encontrou com seu homólogo egípcio, Sameh Shoukry, na segunda-feira (16).
Os ministros compartilharam suas preocupações sobre o Afeganistão, onde uma recente ofensiva talibã deixou, efetivamente, o governo do país em estado de colapso.
Motegi disse que o Japão quer trabalhar com o Egito para evitar que a situação piore, já que o país do Oriente Médio tem influência sobre o mundo muçulmano.
Motegi também disse que o Egito é geopoliticamente importante como um centro que liga a Ásia à Europa e à África.
Ele disse que é benéfico para o Egito promover a ordem internacional com base no Estado de direito.
Motegi e Shoukry concordaram em um plano para que seus países estabeleçam uma estrutura de negociações bilaterais para esse fim.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am