EUA poderão usar linhas aéreas comerciais na evacuação afegã
Um jornal americano está relatando que Washington está considerando o uso de aviões comerciais para ajudar a transportar pessoas que já saíram do Afeganistão, bem como o uso de bases militares dos EUA em lugares como Japão e Coréia do Sul para acelerar a evacuação.
O Wall Street Journal – WSJ, disse que a administração do Presidente Joe Biden está considerando ativar um programa de aviação civil de emergência conhecido como “Frota Aérea Civil de Reserva”.
O jornal cita oficiais americanos dizendo que aviões civis não voariam para dentro ou fora de Cabul, mas ajudariam a transportar milhares de afegãos e outros em bases americanas no Qatar, Bahrein e Alemanha. As bases atingiram rapidamente sua capacidade.
O documento também disse que as bases americanas em países como Japão, Coréia do Sul e Itália também estão sendo estudadas como locais potenciais para receber refugiados afegãos.
No sábado, Biden telefonou para os líderes dos Emirados Árabes Unidos e da Espanha, agradecendo-lhes pela cooperação na aceitação dos evacuados afegãos.
A administração Biden tem evacuado cidadãos norte-americanos, afegãos que cooperaram com os EUA e mulheres e crianças afegãs que correm o risco de serem perseguidas.
O Departamento de Defesa dos EUA disse que cerca de 17.000 pessoas haviam sido evacuadas até sábado (28).
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am