EUA enviarão mais tropas para Cabul para ajudar no êxodo
O governo americano autorizou mais 1.000 soldados para ajudar a acelerar a evacuação dos cidadãos americanos e do pessoal local da missão americana no Afeganistão depois que o Talibã tomou o controle efetivo da capital, Cabul.
O Departamento de Estado e o Pentágono emitiram uma declaração conjunta no domingo (15) dizendo que terão expandido sua presença de segurança para quase 6.000 tropas nas próximas 48 horas.
As tropas assumirão o controle do tráfego aéreo para facilitar a partida segura de milhares de cidadãos norte-americanos que residiam no Afeganistão.
Tradutores afegãos e outros funcionários locais que trabalharam para a missão dos EUA também serão transferidos para fora do país junto com suas famílias.
O Departamento de Estado disse que todos os funcionários da Embaixada dos EUA foram evacuados para o aeroporto internacional de Cabul.
O Secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse, anteriormente, no domingo (15) que qualquer esforço do Talibã para atacar as forças norte-americanas ou interromper suas operações seria recebido com uma resposta muito forte e decisiva.
A administração Biden havia anteriormente ordenado 1.000 soldados adicionais no sábado (14) para ajudar a evacuar o pessoal da embaixada. Os EUA foram forçados a acelerar o esforço de evacuação após o colapso do governo afegão.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















