Drone militar chinês voa entre 2 ilhas do Japão
O Ministério da Defesa do Japão informa que três aeronaves militares chinesas, incluindo uma aeronave não tripulada, voaram entre duas ilhas no sudoeste do Japão na quarta-feira (25).
Caças da Força Aérea de Autodefesa foram enviados, não houve violações do espaço aéreo japonês.
O ministério está analisando o propósito dos vôos, que ocorrem um dia depois dos exercícios conjuntos das Forças de Autodefesa em águas próximas, com um grupo de ataque de porta-aviões da Grã-Bretanha e de outras nações.
Oficiais do ministério dizem que um aeronave de vigilância BZK-005 e dois aviões tripulados, incluindo uma avião de reconhecimento, passaram sobre as águas entre a ilha principal de Okinawa e a ilha Miyakojima na quarta-feira (25) de manhã e à tarde.
Afirmam que o drone fez uma volta sobre o Oceano Pacífico, ao sul de Okinawa, e retornou ao Mar da China Oriental. Os dois aviões tripulados permaneceram sobre o Pacífico por algum tempo antes de voltar para o Mar da China Oriental.
Esta é a primeira vez que o ministério confirma publicamente que um drone militar chinês passou entre as duas ilhas para alcançar o Oceano Pacífico.
As Forças de Autodefesa Japonesas realizaram o exercício conjunto na terça-feira (24) no Oceano Pacífico, ao sul de Okinawa, com um grupo de ataque liderado pelo porta-aviões britânico de última geração, o HMS Queen Elizabeth.
Fontes próximas ao ministério dizem que os navios que participaram dos exercícios ainda estavam navegando nas águas na quarta-feira (25).
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am