Coréia do Sul pede consulta sobre liberação de água tratada de Fukushima Daiichi
A Coréia do Sul diz ser lamentável que o Japão esteja avançando com seu plano de liberar água tratada da usina nuclear de Fukushima Daiichi sem consultar Seul.
O governo sul-coreano convocou uma reunião na quarta-feira (25), após o anúncio da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio – TEPCO, de um plano detalhado para liberar água tratada no mar.
Sob o plano, a água tratada será misturada com água do mar até que o trítio esteja bem abaixo do nível máximo nacional permitido. Será então enviada através de um túnel submarino para um ponto a cerca de um quilômetro da costa.
Na reunião de quarta-feira, o Ministro do Escritório de Coordenação de Políticas Governamentais, Koo Yun-cheol, disse que Seul expressou seu pesar pela decisão unilateral de Tóquio de prosseguir com o plano sem qualquer consulta prévia ou buscando o consentimento de seu vizinho mais próximo.
Ele também disse que seria aconselhável que o Japão suspendesse imediatamente seu plano de liberar a água e consultar e comunicar minuciosamente com os países vizinhos.
Ele acrescentou que Seul continuará a trabalhar com a comunidade internacional para tomar as medidas necessárias, dando prioridade máxima à segurança do povo sul-coreano.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
















