Chega de pressão internacional no Afeganistão diz China
O Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, diz que a comunidade internacional deveria apoiar e orientar o Afeganistão, em vez de exercer pressão sobre o país.
Wang debateu a questão do Afeganistão em um telefonema com o Ministro das Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, na quinta-feira (19). O país mergulhou em tumulto e incerteza depois que o Talibã tomou o poder.
O Ministério das Relações Exteriores da China disse que Wang falou a Raab que o mundo deveria observar se o Talibã deveria adotar políticas moderadas após unir o povo do Afeganistão e criar uma estrutura política reconciliadora.
Raab presidiu uma reunião de ministros das Relações Exteriores do Grupo das Sete Nações sobre a situação no Afeganistão na quinta-feira (19).
Ele disse em uma declaração que os ministros ressaltaram seu compromisso com os direitos humanos no Afeganistão, inclusive para as mulheres, crianças e minorias.
A Região Autônoma Xinjiang Uygur da China faz fronteira com o Afeganistão. Pequim parece estar desconfiada de uma possível cooperação entre a força pró-independência da região e os extremistas islâmicos.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















