Talibã começa a cobrar impostos na fronteira paquistanesa
O grupo terrorista talibã no Afeganistão começou a cobrar impostos em uma área sob seu controle que faz fronteira com o Paquistão.
O posto fronteiriço de Spin Boldak, na província de Kandahar, no sul do Afeganistão, foi reaberto na segunda-feira (26). Foi fechada no início deste mês, pois os combates entre o Talibã e as forças governamentais deterioraram a segurança na região. Mais de 100 caminhões que haviam ficado retidos passaram pela travessia quando ela reabriu.
Um funcionário local disse à NHK que o Talibã emitiu uma lista de 20 páginas de itens tributáveis e começou a cobrar tarifas sobre mercadorias que chegavam ao Afeganistão em caminhões.
Spin Boldak é um importante ponto de passagem do Paquistão.
Os comerciantes dizem que eles têm que pagar impostos novamente ao governo afegão depois que suas mercadorias chegam através da área controlada pelos terroristas do Talibã.
Os Talibãs estão intensificando sua ofensiva contra o governo. No leste do Afeganistão, 46 tropas governamentais que foram encurraladas pelo Talibã fugiram para o Paquistão e procuraram proteção.
A cobrança de impostos do Talibã está ameaçando minar ainda mais o governo, já que as forças dos EUA estão se preparando para deixar o Afeganistão até o final do próximo mês.
- Envio dos EUA à Groenlândia gera reação da Dinamarca - 24 de dezembro de 2025 3:58 am
- Zelenskyy diz ver avanço em diálogo com os EUA - 24 de dezembro de 2025 3:18 am
- Mãe tailandesa é deportada de Taiwan após caso de exploração sexual da filha menor - 24 de dezembro de 2025 3:13 am
















