Navios chineses navegam perto das Ilhas Senkakus pelo recorde de 157 dias
A Guarda Costeira do Japão informa que até segunda-feira (19), navios do governo chinês foram avistados navegando fora das águas territoriais do Japão em torno das ilhas Senkaku no Mar da China Oriental por 157 dias consecutivos – o período mais longo desde 2012.
A Guarda Costeira disse que quatro navios oficiais chineses deixaram a zona contígua logo após as 22 horas de segunda-feira (19), logo após as 22 horas.
Navios do governo chinês foram vistos na zona contígua ao largo das ilhas Senkakus todos os dias durante o período de 157 dias, começando em 13 de fevereiro.
Esse é o maior período ininterrupto, desde que o governo japonês adquiriu a propriedade de algumas das ilhas de um proprietário privado japonês há nove anos.
Os navios chineses entraram repetidamente nas águas territoriais do Japão e tentaram se aproximar de barcos de pesca japoneses.
Os oficiais da Guarda Costeira permanecem em alerta. Eles dizem que farão todos os esforços para proteger o território e as águas do Japão.
O Japão controla as ilhas. China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês mantém as ilhas como parte inerente do território japonês, em termos de história e direito internacional. E que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida sobre elas.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am