Ministro das Relações Exteriores chinês se reúne com delegação do Talibã
O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, procurou a cooperação do grupo terrorista Talibã, do Afeganistão, para trazer estabilidade à região.
O Ministério das Relações Exteriores da China disse que Wang encontrou o número dois do Talibã, o mulá Abdul Ghani Baradar, e outros em Tianjin na quarta-feira (28).
Wang criticou a retirada planejada das forças norte-americanas do Afeganistão até o final de agosto, classificando-a de “repentina” e dizendo que ela marcou o fracasso da política norte-americana sobre o Afeganistão.
Wang exortou o Talibã a traçar uma linha clara das organizações terroristas e reprimi-las com determinação e eficácia, a fim de remover os obstáculos à estabilidade e ao desenvolvimento regional.
Diz-se que o Talibã mantém laços com a Al-Qaeda e outras organizações terroristas. A retirada militar dos EUA está levantando preocupações sobre o aumento das atividades terroristas no Afeganistão.
Baradar disse que o Talibã não permitirá que nenhuma força faça algo prejudicial à China no território do Afeganistão.
Os observadores dizem que Pequim está nervosa com a possibilidade do Movimento Islâmico do Turquestão Oriental se tornar ativo, afetando a China. O movimento busca a independência da Região Autônoma Xinjiang Uygur que compartilha uma fronteira com o Afeganistão.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am