Japão deverá decretar estado de emergência para três área até sexta-feira (30)
Espera-se que quartel general do governo para a pandemia declare estado de emergência do coronavírus chinês para três prefeituras vizinhas de Tóquio já na sexta-feira (30), depois de procurar aconselhamento de um painel de especialistas.
As prefeituras de Saitama, Chiba e Kanagawa viram seus números diários de casos atingirem os máximos de todos os tempos na quarta-feira (28). Saitama relatou 870 casos, Chiba confirmou 577 e Kanagawa teve 1.051. As três prefeituras estão, atualmente atendidas pelas medidas de quase-emergência do governo.
Os governadores das três prefeituras solicitarão ao governo central que emita a declaração de emergência, caso possam chegar a um consenso na quinta-feira (29).
Nishimura Yasutoshi, o ministro encarregado da resposta ao coronavírus chinês, disse que o governo considerará rapidamente tal pedido, se ele for feito oficialmente, e tomará as medidas necessárias de forma flexível.
O Primeiro Ministro Suga Yoshihide deverá discutir o assunto com Nishimura e o Ministro da Saúde Tamura Norihisa na quinta-feira (29). O governo examinará as taxas de ocupação de leitos hospitalares e outros dados.
O governo também está exortando as pessoas na faixa etária de 40 e 50 anos a se vacinarem, pois esta faixa etária constitui uma grande proporção das hospitalizações recentes.
O governo também espera reduzir a carga sobre o sistema médico através do uso de um medicamento recentemente aprovado para tratar pacientes do coronavírus chinês.
Tóquio também relatou um recorde diário de novos casos na quarta-feira (28). A capital está sob um quarto estado de emergência desde 12 de julho.
- Templo no Japão faz limpeza anual de estátuas budistas - 24 de dezembro de 2025 7:08 am
- EUA condenam ações coercitivas da China contra o Japão - 24 de dezembro de 2025 7:00 am
- Trump anuncia construção de novos encouraçados nos EUA - 24 de dezembro de 2025 6:51 am
















