EUA e Taiwan retomam as negociações comerciais e de investimento
Os Estados Unidos e Taiwan retomaram as negociações comerciais e de investimento após uma pausa de cinco anos.
Oficiais seniores do comércio de ambos os lados realizaram uma reunião on-line do Conselho do Acordo de Comércio e Investimento na quarta-feira (30).
O Escritório do Representante Comercial dos EUA disse em uma declaração que os dois lados enfatizaram o papel de Taiwan como um parceiro com os EUA na reforma do sistema comercial multilateral. Acrescentou que os funcionários expressaram apoio ao trabalho conjunto para aumentar a segurança e a resiliência da cadeia de abastecimento crítica.
Os participantes também discutiram a política comercial centrada no trabalhador defendida pela administração do Presidente dos EUA Joe Biden e concordaram em criar um grupo de trabalho para apoiar essa política.
Em uma conferência de imprensa após a reunião, um funcionário de Taiwan disse que os dois lados também concordaram em continuar as conversações para simplificar os procedimentos de exportação e importação de vacinas contra coronavírus chinês e outros suprimentos médicos. Taiwan está atrasado em relação aos outros países no esforço para adquirir vacinas contra o coronavírus chinês.
As conversações bilaterais haviam sido suspensas durante a administração do ex-presidente americano Donald Trump.
Taiwan espera que as conversações conduzam a um acordo de livre comércio com os EUA.
Washington tem sido relutante em assinar acordos de livre comércio com outros países e territórios, mesmo sob a administração de Biden.
Os EUA reviveram as conversações com Taiwan para aprofundar os laços bilaterais e combater a China, que Biden considera como o mais sério concorrente de seu país.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am