EUA e Índia trabalharão pela paz no Afeganistão
O Secretário de Estado norte-americano Antony Blinken pediu a ajuda da Índia para deter a violência no Afeganistão.
Blinken encontrou-se com o Primeiro Ministro Narendra Modi e mais tarde manteve conversações com o Ministro das Relações Exteriores Subrahmanyam Jaishankar em Nova Delhi na quarta-feira (28).
Eles concordaram em promover conversações de paz no Afeganistão depois que as tropas americanas completarem sua retirada no final de agosto.
Blinken disse que, embora os EUA e a OTAN estejam retirando suas forças, eles continuam muito engajados no Afeganistão.
Jaishankar disse que o mundo deseja ver um Afeganistão independente, soberano, democrático e estável, em paz consigo mesmo e com seus vizinhos.
Blinken e Jaishankar também disseram que querem fortalecer a aliança Quad, que é formada pelos EUA, Índia, Japão e Austrália. Washington vê a aliança como um importante contraponto à China.
As autoridades de Pequim expressaram preocupação. Mas Blinken disse que o Quad não é uma aliança militar. Em vez disso, ela se destina a fortalecer as regras e valores internacionais.
Jaishankar disse que “não é estranho” que as nações trabalhem em conjunto. Ele disse que as pessoas nem sempre deveriam pensar que os países estão fazendo coisas contra elas.
- Envio dos EUA à Groenlândia gera reação da Dinamarca - 24 de dezembro de 2025 3:58 am
- Zelenskyy diz ver avanço em diálogo com os EUA - 24 de dezembro de 2025 3:18 am
- Mãe tailandesa é deportada de Taiwan após caso de exploração sexual da filha menor - 24 de dezembro de 2025 3:13 am
















