Anunciada a Equipe Paraolímpica de Refugiados para Tóquio 2020
O Comitê Paraolímpico Internacional, ou International Paralympic Committee – IPC, anunciou que seis atletas competirão na equipe de refugiados nas Paraolimpíadas de Tóquio.
As equipes de refugiados competiram pela primeira vez nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Dois atletas da Síria e do Irã fizeram parte da equipe paraolímpica.
O IPC anunciou nesta quarta-feira (30) que cinco homens e uma mulher competirão nas provas de atletismo, natação, canoagem e taekwondo.
O nadador sírio Ibrahim Al Hussein, que perdeu uma parte de sua perna direita na guerra civil de seu país, e o lançador de discos iraniano Shahrad Nasajpour participarão de seus segundos paraolímpicos consecutivos.
Os atletas que serão membros da equipe de refugiados pela primeira vez são o afegão Abbas Karimi, o atleta de taekwondo nascido no Burundi, Parfait Hakizimana, o canoísta nascido na Síria Anas Al Khalifa, e a arremessadora de disco disco nascida na Síria Alia Issa, que também será a primeira mulher a fazer parte de uma equipe de refugiados.
A equipe será liderada pela ex- refugiada cubana Ileana Rodriguez, que competiu nas Paraolímpicas de Londres 2012 na equipe americana.
Ela será a primeira a entrar no estádio para a cerimônia de abertura, carregando a bandeira paraolímpica.
O presidente do IPC, Andrew Parsons, disse: “Gostaria de exortar as pessoas de todos os lugares a apoiar a equipe esportiva mais corajosa do mundo, a Equipe Paraolímpica de Refugiados”.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am