4.000 refeições não foram consumidas na cerimônia de abertura olímpica
Cerca de 4.000 refeições preparadas para o pessoal na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio, na última sexta-feira (23), não foram consumidas.
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio disse aos repórteres na quarta-feira (28) que cerca de 40% das 10.000 refeições preparadas para o evento no Estádio Nacional ficaram inutilizadas.
Ele disse que outros locais dos Jogos estavam em situação semelhante, e que cerca de 20 a 30% de todas as refeições encomendadas até a semana passada permaneceram não consumidas.
O comitê disse que o excedente resultou de muitos fatores, incluindo a superestimação da demanda e que o pessoal e outros estavam muito ocupados para comer.
Disse que as sobras de refeições foram recicladas como ração e fonte de biogás.
O porta-voz do comitê, Takaya Masanori, pediu desculpas, dizendo que os funcionários estão trabalhando para pedir alimentos mais apropriadamente e que ele espera que a situação melhore.
O comitê tinha feito um plano operacional visando a sustentabilidade, incluindo a redução do desperdicio alimentar.
A jornalista Sakita Yuko presidiu o grupo de trabalho que elaborou o plano. Ela disse que isso foi feito após cinco anos de discussões exaustivas com o comitê, e que lamentava a grande perda de alimentos.
Sakita disse que a decisão de banir os espectadores dos Jogos foi tomada apressadamente, além de muitas outras mudanças. Mas ela disse que o comitê deveria ter consultado os vendedores de alimentos quando soube da disparidade.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am