Ícone do site Radio Shiga

4.000 refeições não foram consumidas na cerimônia de abertura olímpica

4.000 refeições não foram consumidas na cerimônia de abertura olímpica

Cerca de 4.000 refeições preparadas para o pessoal na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio, na última sexta-feira (23), não foram consumidas.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio disse aos repórteres na quarta-feira (28) que cerca de 40% das 10.000 refeições preparadas para o evento no Estádio Nacional ficaram inutilizadas.

Ele disse que outros locais dos Jogos estavam em situação semelhante, e que cerca de 20 a 30% de todas as refeições encomendadas até a semana passada permaneceram não consumidas.

O comitê disse que o excedente resultou de muitos fatores, incluindo a superestimação da demanda e que o pessoal e outros estavam muito ocupados para comer.

Disse que as sobras de refeições foram recicladas como ração e fonte de biogás.

O porta-voz do comitê, Takaya Masanori, pediu desculpas, dizendo que os funcionários estão trabalhando para pedir alimentos mais apropriadamente e que ele espera que a situação melhore.

O comitê tinha feito um plano operacional visando a sustentabilidade, incluindo a redução do desperdicio alimentar.

A jornalista Sakita Yuko presidiu o grupo de trabalho que elaborou o plano. Ela disse que isso foi feito após cinco anos de discussões exaustivas com o comitê, e que lamentava a grande perda de alimentos.

Sakita disse que a decisão de banir os espectadores dos Jogos foi tomada apressadamente, além de muitas outras mudanças. Mas ela disse que o comitê deveria ter consultado os vendedores de alimentos quando soube da disparidade.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile