2 mortos e 20 desaparecidos após deslizamentos de lama perto de Tóquio
Enormes deslizamentos de terra devastaram casas perto de Tóquio, deixando duas pessoas mortas e cerca de 20 outras desaparecidas. Chuvas torrenciais têm açoitado áreas ao longo da costa do Pacífico do país desde o início do sábado (3).
Tem havido cenas de devastação na cidade de Atami, na província de Shizuoka. A polícia disse que pelo menos 10 casas foram destruídas.
Cerca de 200 pessoas das Forças de Auto-Defesa e da polícia estão se unindo à operação de busca e resgate.
As autoridades emitiram o mais alto nível de alerta para cerca de 20.000 residências na cidade após os deslizamentos de terra. Foi dito às pessoas para “garantir a segurança imediatamente”. O terreno local é íngreme, e está repleto de casas e alguns hotéis.
Um residente disse que fugiu para terrenos mais altos depois de ter visto deslizamentos de terra nas proximidades.
Um drone da NHK filmou cerca de 9 horas após o deslizamento inicial. Ele mostra água ainda fluindo com força, bem como danos severos.
É o auge da estação chuvosa do Japão. As autoridades da Agência Meteorológica dizem que as chuvas são devidas a uma frente de chuva persistente.
As prefeituras de Shizuoka e Kanagawa estão recebendo os piores efeitos. As autoridades dizem que a cidade de Atami teve mais do que a média de chuvas durante todo o mês de julho em apenas dois dias.
As autoridades meteorológicas estão alertando que o solo saturado de água em Atami e em seus arredores podem representar mais perigo.
Eles dizem que pode haver mais deslizamentos de terra, rios transborando e enchentes em regiões baixas. Solicitam que as pessoas fiquem a par das últimas informações de evacuação.
Os trens-bala Shinkansen entre Tóquio e Osaka foram suspensos no sábado. Mas agora eles estão funcionando novamente.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am