Vôo de resgate com vietnamitas a bordo deixa o Japão
Centenas devietnamitas se reuniram no aeroporto de Narita, a leste de Tóquio, no sábado (5) para embarcar em “vôos de resgate” para retornar ao seu país de origem.
O governo vietnamita havia operado vôos para repatriar cidadãos em circunstâncias especiais, inclusive as que estavam doentes ou grávidas. Mas o serviço foi suspenso em meados de maio devido às regras de entrada intensificadas.
Cerca de 300 vietnamitas, incluindo estagiários e estudantes, embarcaram em dois vôos que estavam operando pela primeira vez em cerca de três semanas.
Um estudante disse que queria voltar para casa por um ano, e que está feliz por finalmente poder ver sua namorada e seus pais novamente.
Muitas pessoas que não puderam obter as passagens se reuniram perto do balcão de check-in, esperando por cancelamentos.
A embaixada vietnamita disse que cerca de 7.000 cidadãos haviam indicado que queriam voltar ao Vietnã no final do mês passado, mas que não há planos de operar mais vôos de resgate este mês.
Enquanto isso, o governo japonês está reforçando as regras de entrada, devido à propagação de uma nova variante no Vietnã.
A partir de sexta-feira (4), as pessoas que entram do país são obrigadas a permanecer em acomodações asseguradas pelo governo durante os primeiros seis dia,s de um período de quarentena de duas semanas.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am