Talibã exige que os EUA honrem o acordo de paz

Um membro sênior do Talibã tem enfatizado que o grupo tem continuado a exigir que os Estados Unidos honrem um acordo de paz alcançado pelos dois lados no ano passado.

0

Talibã exige que os EUA honrem o acordo de paz

Um membro sênior do Talibã tem enfatizado que o grupo tem continuado a exigir que os Estados Unidos honrem um acordo de paz alcançado pelos dois lados no ano passado.

Em uma entrevista exclusiva à NHK, Suhail Shaheen disse que o Talibã tem continuado as negociações com as autoridades americanas nos bastidores.

Shaheen disse que o acordo de paz exigia que os EUA trabalhassem para a libertação de todos os prisioneiros talibãs restantes, e a remoção das sanções da ONU aos membros mais graduados do Talibã.

Ele disse que os EUA deveriam avançar em direção aos objetivos dentro de três meses do início das conversações de paz entre o Talibã e o governo afegão.

As conversações de paz entre o Talibã e o governo afegão começaram em setembro passado, e aconteceram de forma intermitente. Mas elas permanecem em conflito com os sistemas políticos e com os termos do cessar-fogo.

Os combates entre o Talibã e as forças do governo afegão têm continuado.

O Talibã lançou, recentemente, ataques maciços na cidade de Kunduz, no norte do país, e em outros lugares, expandindo as áreas sob seu controle. O grupo terrorista Daesh (estado islâmico) também vem praticando atos de terrorismo no país.

As Nações Unidas informam que 1.467 civis foram mortos no Afeganistão nos seis meses até março deste ano, um aumento de 177 em relação ao mesmo período do ano anterior.

O acordo EUA-Talibã que visava trazer a paz ao Afeganistão ocorreu em fevereiro de 2020 sob a administração do então presidente dos EUA, Donald Trump.

O acordo exigia a retirada de todas as forças militares dos EUA, seus aliados e parceiros de coalizão do Afeganistão até 1º de maio deste ano.

Mas o presidente americano Joe Biden anunciou em abril deste ano que seu país retirará todas as tropas do Afeganistão até o 20º aniversário dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 contra os EUA. Washington iniciou a retirada de suas tropas no mês passado.

Biden encontrou-se com o presidente afegão, Ashraf Ghani, na Casa Branca na sexta-feira (25) e se comprometeu a continuar o apoio dos EUA aos esforços do Afeganistão para alcançar a paz e a estabilidade após a retirada.

Um artigo do Wall Street Journal publicado na quarta-feira (23) citava oficiais experientes dizendo que a comunidade de inteligência dos EUA concluiu que o governo afegão “poderia entrar em colapso seis meses após a retirada militar americana do Afeganistão”.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.