Reino Unido critica governo de Hong Kong pelo fechamento do jornal Apple Daily
O Ministro das Relações Exteriores britânico Dominic Raab criticou as autoridades de Hong Kong pelo fechamento do jornal Apple Daily, que era crítico em relação a Pequim.
Raab disse em uma declaração emitida na quarta-feira (23), que o “fechamento forçado” do tablóide pelas autoridades é um “golpe arrepiante contra a liberdade de expressão em Hong Kong”.
Ele disse: “É absolutamente claro que os poderes sob a Lei de Segurança Nacional estão sendo usados como uma ferramenta para cercear as liberdades e punir a dissidência – em vez de manter a ordem pública”.
Raab observou: “O governo chinês se comprometeu a proteger a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão em Hong Kong sob a Declaração Conjunta Reino Unido-China”, que foi elaborada para a transferência do território da Grã-Bretanha para a China.
Ele acrescentou: “Pequim deve cumprir suas promessas”.
O Apple Daily anunciou que encerrará sua publicação nesta quinta-feira (24), citando dificuldades financeiras após o congelamento de seus bens por suposta violação da lei de segurança nacional no território.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am