Japão inicia cunhagem das novas moedas de 500 ienes
A Casa da Moeda do Japão começou a produziras novas moedas de 500 ienes com tecnologia de ponta projetada para evitar a falsificação.
A produção começou nesta segunda-feira (21), com uma cerimônia que contou com a presença do Ministro das Finanças, Aso Taro.
As novas moedas têm o mesmo tamanho e desenho básico que as atuais que entraram em circulação em 2000, mas têm duas cores e são feitas com três tipos de metal.
Os funcionários da Casa da Moeda dizem que as únicas outras moedas que utilizam a tecnologia, conhecida como “revestimento bicolor”, são as moedas de euro.
Algumas das linhas na borda das moedas têm larguras ou intervalos irregulares. A Casa da Moeda diz que esta é a primeira vez no mundo que esta característica é usada em uma moeda.
A emissão das novas moedas foi adiada por dois meses, para novembro, porque a pandemia de coronavírus chinês causou atrasos na modificação dos caixas eletrônicos.
Assim, a confiança é de suma importância para moedas e cédulas, portanto é crucial garantir que as pessoas se sintam confiantes de que a moeda que estão usando é genuína.
A Agência Nacional de Polícia disse que 188 moedas falsas de 500 ienes foram encontradas em todo o país no ano passado, embora o número de casos tenha diminuído.
O Ministério da Fazenda informa que cerca de 5 bilhões de moedas de 500 ienes estão em circulação e continuarão em uso após a emissão das novas moedas.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















