Estado de emergência no Japão vai diminuindo à medida que os casos caem
O prazo do estado de emergência no Japão está diminuindo para Tóquio, Osaka e outras oito prefeituras.
O governador de Osaka está pedindo medidas intensivas de quase-emergência se a declaração for de fato levantada em 20 de junho.
O número de novos casos na prefeitura de Osaka na segunda-feira (14), foi de 57. É a primeira vez que o número cai abaixo de 60 em mais de três meses.
O governador Yoshimura Hirofumi visitou um local de vacinação e disse aos repórteres que a prefeitura planeja considerar a flexibilização das atuais restrições às instalações comerciais em larga escala. Mas ele nao está contiante em voltar ao “normal” muito rapidamente.
Yoshimura disse: “As medidas envolvendo bares e restaurantes são mais importantes do que nunca. O mais importante é que Osaka não repita os mesmos erros. Portanto, com isto em mente, temos que considerar o que precisa ser feito. Serão necessárias decisões difíceis”.
Em Tóquio, o número de novos casos relatados na segunda-feira foi de 209, 26 abaixo do número relatado na segunda-feira passada.
Mas o número médio diário de casos no período imediato de sete dias é maior do que a última vez que o governo decidiu levantar a declaração de emergência.
Um especialista diz que é muito cedo, ainda, para agir.
O professor Matsumoto Tetsuya da Universidade Internacional de Saúde e Bem-estar disse: “O número de novos casos não está num nível em que a declaração de emergência possa ser levantada com segurança. Agora, há mais movimento de pessoas, inclusive à noite. Isto cria condições que podem desencadear um aumento de casos a qualquer momento. Para evitar um ressalto em Tóquio, por exemplo, a declaração não deve ser levantada a menos que os novos casos diários caiam para cerca de 100”.
O Secretário Chefe de Gabinete do governo também se pronunciou sobre o assunto.
Kato Katsunobu disse: “O assunto será considerado de forma abrangente e cuidadosa, consultando especialistas e compartilhando informações com os governos locais”.
Em todo o país, mais de 930 novos casos foram confirmados na segunda-feira. Foram relatadas 60 mortes pelo coronavírus chinês.
Um total de 850 pacientes estão em estado grave.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am