China condena o Japão por oferecer vacina a Taiwan
A China reagiu duramente à proposta do Japão de oferecer vacinas contra o coronavírus chinês a Taiwan, dizendo que a assistência vacinal não deveria ser uma ferramenta política.
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Motegi Toshimitsu, disse na sexta-feira passada (28) que o governo está considerando fornecer seu suprimento extra de vacinas contra o coronavírus chinês para outros países e regiões, incluindo Taiwan.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse em uma conferência de imprensa na segunda-feira (31) que o Japão não pode sequer garantir vacinas suficientes a seu próprio povo no momento. Ele disse que a mídia e muitas pessoas, incluindo as de Taiwan, tinham dúvidas sobre a oferta.
Wang disse que a assistência vacinal deveria retornar ao seu propósito original de salvar vidas, e não ser reduzida a uma ferramenta de interesse político próprio.
Em resposta à acusação da presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, de que a China havia bloqueado o acordo de Taiwan com um fabricante estrangeiro de vacinas, Wang disse que Pequim fez os maiores esforços para ajudar Taiwan. Ele prosseguiu dizendo que o Partido Democrático Progressista de Taiwan estava desencorajando a distribuição de vacinas feitas na China.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am