Assembléia da OMS adota resolução para tratado pandêmico
A assembléia anual da Organização Mundial da Saúde – OMS, adotou uma resolução pedindo negociações para um tratado internacional a fim de melhor se preparar para futuras pandemias.
A Assembléia Mundial da Saúde – OMS, adotou por unanimidade a resolução, apresentada pela União Européia, Japão e outros, na segunda-feira (31), durante uma videoconferência.
A resolução reconhece uma resposta inadequada à pandemia do coronavírus chinês pela Organização Mundial da Saúde – OMS e pelos governos do mundo. Ela exige a criação de um grupo de trabalho dedicado a uma resposta mais forte da OMS a futuras doenças infecciosas.
A UE propôs que seja dada prioridade máxima à discussão de um novo tratado que defina a preparação e a resposta a qualquer pandemia futura.
Um painel independente tem avaliado a resposta contra o coronavírus chinês por parte da OMS e dos governos. O painel também propõe um novo tratado para reforçar as obrigações legais para a OMS e os governos.
A OMS convocará uma assembléia geral de três dias, a partir de 29 de novembro. As nações membros planejam ter discussões intensivas sobre os benefícios de um novo tratado, com base nas discussões do grupo de trabalho proposto.
- Coletânea Cultural marca os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão e será lançada neste mês - 10 de agosto de 2025 12:01 am
- Tráfego no Japão atinge pico no feriado de Bon - 9 de agosto de 2025 11:38 pm
- NEATO agita Tempe com a energia contagiante de “Ska Dawg” - 9 de agosto de 2025 10:49 pm