Acordo do bloqueio do Canal de Suez será finalizado na próxima semana
A Autoridade do Canal de Suez, no Egito, disse que espera finalizar um acordo de compensação já na próxima semana com o proprietário do navio de carga que bloqueou a via navegável no início deste ano.
A autoridade revelou a notícia nesta quinta-feira (24). A embarcação Ever Given ficou imobilizada no meio do canal por quase uma semana em março. O bloqueio interrompeu o comércio mundial.
A autoridade também indicou que a embarcação será liberada assim que o acordo for assinado e as formalidades forem cumpridas. A embarcação está atualmente ancorada em um lago no canal.
O proprietário do navio, a empresa japonesa Shoei Kisen Kaisha, disse na quarta-feira (23), que, em princípio, chegou a um acordo com a autoridade. Mas nenhum dos lados revelou detalhes, incluindo um valor de compensação.
A autoridade, inicialmente, pediu mais de 900 milhões de dólares em compensação, depois reduziu-o para 550 milhões de dólares. O proprietário do navio se ofereceu para pagar 150 milhões de dólares.
O chefe da autoridade, Osama Rabie, realizou uma entrevista telefônica com uma estação de televisão estatal egípcia.
Rabie disse que seu lado havia procurado um compromisso após levar em conta as cadeias de abastecimento internacionais e as relações com o proprietário do navio e com o Japão.
Ele expressou confiança em concluir as negociações de forma amigável, classificando o projeto de acordo de satisfatório.
- Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto - 7 de agosto de 2025 8:47 am
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am