Outra quebra de segurança em usina nuclear da TEPCO
Outro caso veio à tona envolvendo o uso indevido de um cartão de identificação para obter acesso a uma área restrita em uma usina nuclear na província de Niigata.
A Tokyo Electric Power Company – TEPCO, disse que um funcionário de uma empresa parceira mostrou, por engano, o cartão de identificação de seu pai para entrar em uma zona ao redor de uma área restrita na usina nuclear Kashiwazaki-Kariwa em agosto de 2015. Seu pai também estava trabalhando para a empresa.
A verificação da identidade é necessária para acessar certas áreas para evitar atos terroristas e por outras razões de segurança.
Os funcionários da TEPCO dizem que o segurança que verificou o passe teve um pressentimento estranho sobre a foto, mas ele ainda permitiu que o funcionário entrasse na zona circundante.
O funcionário estava, mais tarde, a ponto de entrar em uma área mais estritamente controlada, quando um alarme tocou em um portão. Descobriu-se então que o funcionário estava portando, erroneamente, a identificação de seu pai.
A TEPCO relatou o incidente à Autoridade de Regulamentação Nuclear quando ocorreu, como é exigido por uma regra.
Um caso semelhante, no qual um cartão de identificação foi usado indevidamente, ocorreu em setembro passado na mesma usina nuclear. Nessa ocasião, um funcionário da TEPCO usou o cartão de identificação de um colega para entrar na sala de controle central da usina.
Esse caso e outras violações de segurança na usina levaram o regulador nuclear a aplicar à TEPCO uma penalidade administrativa no mês passado. A concessionária está examinando como as verificações de segurança foram administradas para evitar uma reincidência.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am