Líderes do Japão e da União Européia discutem questão da China no Estreito de Taiwan
Líderes do Japão e da União Européia destacaram a importância da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan, em meio à crescente presença marítima da China na região.
O Primeiro Ministro japonês, Suga Yoshihide, debateu a China com o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a Presidente da Comissão Européia, Ursula von der Leyen, durante uma conferência on-line na quinta-feira (27).
Eles confirmaram sua forte oposição às tentativas unilaterais de Pequim de mudar o “status quo” no Mar da China Oriental e no Mar do Sul da China.
A China promulgou uma lei em fevereiro autorizando sua guarda costeira a usar armas em águas que Pequim considera estarem sob sua jurisdição.
Suga e os líderes da UE concordaram em incentivar a resolução pacífica das questões de cross-strait.
Eles também concordaram em trabalhar juntos para ajudar a UE a expandir sua influência na região Indo-Pacífico. Isso ocorre porque o rápido crescimento da China alimenta o interesse do bloco na região.
Suga expressou gratidão aos líderes da UE, já que todas as exportações de vacinas contra o coronavírus chinês da UE para o Japão foram aprovadas até agora.
Suga pediu que as exportações de vacinas da UE continuassem sem problemas, e os líderes da UE mostraram sua compreensão.
- Tailândia e Camboja iniciam diálogo sobre fronteira - 4 de agosto de 2025 8:44 am
- China e Rússia iniciam exercícios navais no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 8:28 am
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am