Alerta de viagem para o Japão dos EUA não tem relação com os Jogos de Tóquio
O secretário chefe de gabinete japonês, Kato Katsunobu, disse que o alerta de viagem dos Estados Unidos ao Japão devido à situação do coronavírus chinês do país não está relacionada com os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio.
Ele disse aos repórteres, nesta terça-feira (25), que enquanto os cidadãos americanos estão sendo aconselhados a não viajar para o Japão, eles não estão proibidos de fazer as visitas necessárias.
Ele disse que os EUA não têm restrições de entrada de cidadãos japoneses no momento, e não ouviu falar de nenhum plano específico sobre a introdução de tais medidas.
Ele disse que está regularmente em contato estreito com o governo dos EUA e que pretende continuar a coletar informações e tomar as medidas apropriadas.
Quando perguntado sobre os possíveis efeitos do alerta nos Jogos de Tóquio, Kato disse que sua opinião é que os EUA continuam apoiando o compromisso do Japão de realizar o evento.
Ele disse que os EUA lhe explicaram que a elevada advertência de viagem não está relacionada ao envio da delegação de atletas.
Ele acrescentou que o Comitê Olímpico e Paraolímpico dos EUA divulgou uma declaração, há pouco, dizendo que a medida não afetará a participação de seus atletas nos Jogos.
Enquanto isso, a governadora de Tóquio, Koike Yuriko, disse aos repórteres que ela acredita que o governo dos EUA liberou o alerta depois de analisar várias situações em todo o Japão.
Ela disse que ouviu a mensagem do comitê olímpico dos EUA de que isso não afetará os Jogos de Tóquio. Acrescentando que em qualquer caso, um esforço total será feito para garantir que os Jogos possam ser realizados com segurança e paz de espírito.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am